Posso tomar mais de uma vacina para potencializar sua eficiência?

Para começar, as vacinas para COVID-19 não são intercambiáveis.

Três cenários podem ocorrer se uma pessoa for vacina com dois tipos de vacina contra a mesma doença, particularmente se isto acontecer em um curto intervalo de tempo:

  • Uma resposta imune mais forte. Um exemplo disto foi quando uma criança teve uma vacina da polio de um vírus inativo e depois esta mesma criança obteve uma vacina para polio por via oral.
  • A segunda vacina causa imunidade que seria similar as recebidas por uma segunda dose da vacina original. Usando diferentes tipos de vacina para Hepatite B para uma ou mais doses seria um bom exemplo
  • A resposta imune gerada pela primeira vacina interfere na resposta da segunda vacina, e nestes casos, causando uma imunidade mais baixa. Por exemplo, quando uma pessoa toma uma vacina contra pneumococcal polysaccharide (PPSV) seguida por uma outra vacina com uma proteína menos agressiva, chamada de pneumococcal conjugate vaccine (PCV), elas possuem uma resposta de anti-corpos mais baixa que pessoas que tomaram a vacina na ordem oposta (uma vacina PCV seguida por PPSV)

Por estas razões, estudos ainda precisam ser feitos para determinar os efeitos de ter um segundo tipo de vacina em um curto intervalo de tempo depois da primeira. Entretanto, se percebermos que a vacina contra o COVID-19 se comportar semelhante a da vacina contra influenza precisaremos ser vacinados anualmente, e trocar o tipo de vacina anualmente não seria um problema.

Foto: Hakan Nural no Unsplash

Última atualização: 6 Janeiro 2021