Uma vez tomada a vacina, estou livre das restrições impostas no lockdown?

Todo mundo ainda precisará praticar as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde por um tempo, pois irá levar ainda um tempo para retardar ou parar o espalhamento do vírus. Dois fatores são importantes para entender o porquê.

  1. Mesmo que as vacinas sejam altamente efetivas em prevenir doenças, pode não prevenir infecções assintomáticas, e isto significa que pessoas vacinadas ainda podem ser infectadas, e que não tenham sintomas e, então, poderá espalhar o vírus. As empresas estão fazendo estudos adicionais para entender melhor se este é o caso.
  2. Cientistas estimam que, para controlar o COVID-19, 7 ou 8 pessoas entre dez precisam estar imunes. Se pegarmos a população americana como exemplo, temos 330 milhões de pessoas, e isto significa que quase 250 milhões precisaram estar imune para alcançar este objetivo. Entre Março e Novembro de 2020, quase 12 milhões de pessoas nos EUA foram infectadas, embora estudos de anticorpos sugerem que o número seja de 3-7 vezes maior. Apesar desta balha contra o vírus, isto mostra a quantidade de pessoas que precisam estar imune antes da gente esperar um maior controle no espalhamento do vírus COVID-19. Isto também mostra o quanto a vacina é importante em controlar a infecção, pois mais de 250,000 pessoas morreram por conta do COVID-19 entre Março e Novembro de 2020. Se contarmos somente com a infecção para parar o espalhamento do vírus, teremos entre 1 milhão e 5.4 milhões de mortes para a população se tornar imune.

Por estas razões, há ainda um período em que as medidas de restrições terão de ser adotadas, como máscara, distanciamento social, e outras medidas recomendadas pelos órgãos de saúde, para poder diminuir ou até mesmo parar o espalhamento do vírus. E, pelo fato de ainda não sabermos se ainda podemos ser infectados depois da vacinação ou doenças anteriores, todos serão requisitados a seguir as regras.

Assista este vídeo do Dr. Offit sobre a necessidade de continuarmos o distanciamento social neste vídeo curto (em inglês).

Foto: mauro mora no Unsplash

Última atualização: 2 Janeiro 2021