É verdade que pularam passos nas pesquisas para a vacina contra a COVID-19?

Mesmo com a vacina para a COVID-19 sendo desenvolvida mais rapidamente como nunca feito antes, isto não quer dizer que ela é menos segura.

Neste caso, o tempo foi reduzido sem sacrificar a qualidade pelos seguintes motivos:

  • Pular a fase de testes 1 ou combinar a fase 1 com a fase 2 - Como a fase 1 inclui um pequeno número de pessoas e avalia se a vacina candidata causa uma resposta imune e é segura, cientistas poderiam olhar nos dados do grupo de pessoas da fase 2 enquanto proguide nas avaliações.
  • Fabricação "com risco" - enquanto completam a fase 3 em larga escala para tests clínicos, fabricantes começam a produzir a vacina, que se mostra segura e efetiva, e assim ter um número grande de doses prontas caso seja aprovada. A razão disto não ser normalmente feito é pelo fato de caso a vacina não funcione, o fabricante desperdiçou uma grande quantia de dinheiro para produzir algo que seria jogado fora.
  • Esforços em conjunto - Enquanto o fabricante aguarda a vacina ficar pronta, vários outros aspectos podem ser preparados, isto inclui:

    • Desenvolver planos de distribuição primeiro, com quantidades limitadas
    • Garantindo que os suprimentos para distribuir e administrar as vacinas, como seringas, e outros equipamentos necessários para vacinação.
    • Encontrar mecanismos para distribuição em larga escala e em grande parte da população, especialmente em países que não esteja com tudo preparado. Por exemplo, muitos países não possuem programas de vacinação em adultos mais velhos. Então, planejar em como alcançar estas pessoas, sem intencionalmente expor a população ao risco do vírus se espalhar, é algo que pode ser planejado durante o desenvolvimento da vacina.

Foto: Louis Reed no Unsplash

Última atualização: 20 Janeiro 2021